segunda-feira, 15 de julho de 2013

ORAÇÃO EUCARÍSTICA. ESTE´É MEU CORPO, TOMAI E COMEI; ESTE É MEU SANGUE, TOMAI E BEBEI!

Após a apresentação das oferendas ao sacerdote, o altar é preparado, colocando-se sobre ele o pão e o vinho que se converterão no Corpo e Sangue de Cristo. Inicia-se, então, o momento central da celebração: a Oração Eucarística. Ela é proferida pelo sacerdote, e o povo participa em dois momentos na aclamação do "Santo" e no grande "Amém" no final da doxologia (oração). Conforme a Instrução Geral do Missal Romano, nº 79, os principais elementos da Oração Eucarística são:
a) Ação de graças: em nome de todo o povo, o sacerdote glorifica a Deus Pai e dá-lhe graças pela obra da salvação, ou por algum dos aspectos particulares, conforme o dia, a festa ou o tempo Litúrgico.
b) Aclamação: toda a assembleia, em união com os coros celeste, canta o Sanctus (Santo). Esta aclamação é proferida por todo o povo juntamente com o sacerdote.
c) Epídese: são invocações especiais, pelas quais a Igreja implora o poder do Espírito Santo, para que o pão e o vinho oferecido pelos homens sejam consagrados, isto é, se convertam no Corpo e no Sangue de Cristo; e para que a hóstia imaculada, recebida na Comunhão, opere a salvação daqueles que dela participarem.
d) Narração da Instituição e consagração: mediante as palavras e gestos de Cristo, realiza-se o sacrífico que o próprio Cristo instítuio na última Ceia, quando ofereceu seu corpo e Sangue sob as espécies do pão e do vinho, e os deu a comer e a beber aos Apóstolos, ao mesmo tempo em que lhes confiou o mandato de perpetuar este mistério.
e) Anmenese: em obediência a este mandato recebido de Cristo, através dos Apóstolos, a Igreja celebra a memória do mesmo Cristo, recordando a sua Paixão, Ressurreição e Ascensão aos céus.
f) Oblação: neste memorial, a Igreja, que naquele momento e lugar está reunida oferece a Deus Pai, no Espírito Santo, a hóstia imaculada. A Igreja deseja que os fiéis não somente ofereçam a hóstia imaculada, mas também aprendam a oferecerem-se a si mesmos e, por Cristo mediador, se esforcem por realizar a unidade perfeita com Deus e entre os irmãos, até que finalmente Deus seja tudo em todos.
g) Intercessões: por elas se exprime que a Eucaristia é celebrada em comunhão com toda Igreja, do Céu e da Terra, e que a oblação é feita em proveito dela e de todos os seus membros, vivos e defuntos, chamados a tomar parte na redenção e salvação adquirida pelo Corpo e Sangue de Cristo.
h) Doxologia final: exprime a glorificação de Deus; é ratificada e concluída pela aclamação do povo no "Amém".

Nenhum comentário:

Postar um comentário